Avia S-199 1/48 - Academy

 

Com o fim da Segunda Guerra, a empresa aeronáutica Avia, da então Tchecoslováquia, resolveu continuar a produção do famoso caça alemão Me-109. Porém, o assim denominado S-199 possuía um desempenho muito inferior ao original, devido principalmente ao motor Jumo com o qual foi equipado (o único disponível ), o que acabou valendo ao avião o apelido de Mezek (Mula).

Além da Tchecoslováquia, o recém-criado estado de Israel também adquiriu o aparelho, devido ao baixo custo. Foi a primeira linha de defesa do estado judeu durante pouco mais de um ano, quando então foi substituído pelos Mustang e Spitfire, a partir de 1949.

 

 

O kit é da Academy, na escala 1/48. O kit possui linhas em baixo relevo bem gravadas, interior com detalhes razoáveis, fácil montagem, com encaixes muito bons. Traz duas versões israelenses e uma versão tcheca. Traz também peças extras que permitem montar a última versão do Me-109 (G6). Porém a folha de instruções é muito pobre em explicar como montar esta versão e não há decais para fazê-lo.

 

Elcio Mendes - Fevereiro 2007

gruporatos@gmail.com