Dassault Mirage 2000C 1/48 - Heller

 

 

 

 

O kit é Mirage 2000 C 1/48 da Heller que faz o avião da FAB fielmente. Aliás, quase, pois tive um trabalhinho para fechar as portas principais do trem de pouso, pois o manual afirma que elas devem ficar abertas, mas ao contrário do Mirage III, o 2000 as deixa recolhidas quando está pousado. O problema é que as peças não tem o formato exato do porão e tive que complementar os vãos. O kit em geral é razoável e quase não tive que usar putty. Entretanto, achei por bem fazer os seguintes melhoramentos:
- o kit também não traz o mecanismo que levanta a carlinga e então eu tive que fazer o acionador de scratch e coloquei uns fios;
- os canhões não vem representados e também tive que fazê-los;
- fiz os hidráulicos das pernas do trem de pouso com fio de chuveiro;
- como o painel do kit é de decal, usei aquelas tiras de plasticard da Evergreen para fazer uns relevos seguindo as referências e colei os decais dos botões e telas separadamente.

Pintura
A camuflagem foi feita com máscaras suspensas. As cores foram o Light Ghost Gray para o cinza e uma mistura de RAF Azure Blue (80%) e Medium Blue (20%). No nariz usei um tal de Italian Gray, que é uma espécie de Neutral Gray clareado. Tudo da Model Master.

Decais
Os decais do kit são bons e a folha vem com todos os stencils (demorei 4 dias para colar todos). Para as marcações usei a folha do F2000 do FCM. Os decais são grossos e demoram 1 minuto para desgrudar da folha mesmo com água quente. Para evitar o "silvering" passei Future antes e depois da aplicação. Mas o problema mesmo é a cor das estrelas, bem longe das coreis reais. No dia que inventarem uma folha com as estrelas de cores corretas eu farei a substituição. Até lá, fica assim mesmo

 

 

Giuliano Amaral - Abril 2010

gruporatos@gmail.com