Nakajima A6M2-N "Rufe" 1/48 - Tamiya

 

Versão com flutuador do famoso A6M2 Zero , recebeu o código aliado "Rufe". O grande flutuador central era um tanque de combustivel auxiliar que permitiu o aumento da autonomia do avião . Além de operar em bases nas diversas ilhas do pacífico também podia ser carregado em outros navios ou até pequenos porta-hidroaviões.Era uma ótima aeronave de defesa , mas não se saiu tão bem quando o combate era com aviões aliados baseados em terra.

 

 

O kit da Tamiya é até antigo e está no mercado já tem algum tempo. Não sei porque mas os modelistas não se empolgam muito em montá-lo, visto que o preço de venda no mercado é muito baixo. Entretanto , é um kit padrão Tamiya. Painéis rebaixados,interior interessante,  pouca lixa e putty. Os decais dão a opção de 4 aviões , dois com a pintura acizentada e dois com a pintura verde utilizada mais ao final da guerra.

A base foi feita com areia peneirada e colada em cima de base moldada com Pasta para modelar corfix. Para simular água foi utlizado diversos tons de azul e verde , parafina em gel , e por cima relevo transparente corfix. O relevo é importante pois a parafina em gel fica rugosa , como uma borracha , e o acumulo de poeira pode deixar opaca. O relevo cria uma película plástica que facilita a limpeza e preserva a transparência.A palmeira foi feita com cabide de roupa enrolado com fita crepe até dar a espessura. Depois pintada com tinta em tom de cinza e envelhecimento.As folhas da palmeira foram feitas de papel sulfite comum recortado com tesoura e pintado com aerógrafo.Pedras e musgos naturais coletados no jardim. Deck e caixas feitas de madeira balsa e palito de churrasco com aplicação de betume bem diulido para dar envelhecimento.

 

Eduardo Motoki - Fevereiro 2007

gruporatos@gmail.com